segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Voltando aos poucos...

O que mudou?

Depois de um bom tempo sem postar, me deu uma vontade um tanto quanto estranha de fazer uma.

O principal motivo que me levou a fazer essa postagem foi uma espécie de "provocação" que me fizeram me perguntando sobre alguns "conceitos" sobre amor, paixão, relacionamento, casamento, etc.

Como eu sabia que já havia postado sobre esses temas, voltei ao blog e li alguns textos que produzi no passado. Tem textos de mais de quatro anos. O mais interessante é que para mim continuam atual, ou seja, continuo pensando da mesma forma! Pelo menos os conceitos, os pricípios são os mesmos.

O que percebo que mudou - para melhor, ao meu ver - foi a "ampliação" destes conceitos. Percebo que penso diferente, partindo-se dos mesmos conceitos escritos no passado.

Confesso que o processo de mudança - repito: não das ideias, mas da prática - não foi tão rápido assim. Hoje percebo que foi um processo lento e de certa forma "doloroso" (sentimentalmente falando). Principalmente com referente aos relacionamentos "amorosos". Percebi que cheguei a um ponto mais próximo das "teorias" que publiquei no passado, ou seja, a prática está se aproximando da teoria!

Claro que nesses últimos quatro anos muita coisa aconteceu, muita coisa mudou. Não só fisicamente mas psicologicamente. Alguns fatos (quem sabe um dia eu poste sobre isso aqui?) me levaram a um amadurecimento meio que abrupto. Me levou a pensar, repensar a vida de forma extraordinária. Me fez ver o quanto a vida é uma coisa simples e que nós - seres sociais - que complicamos cada vez mais ela.

Bom, por enquanto é isso.

Tentarei voltar a postar mais frequentemente.

Os temas e o formato devem mudar um pouco.

Trarei questões mais amplas e reflexões que tem me acontecido com mais frequência - sobre vida, sociedade, estado, política, poderes, etc - algo mais "acadêmico" (em outra postagem explicarei o motivo disso)


"A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro."(John F. Kennedy)

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço."(Immanuel Kant)

"O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada."(George Bernard Shaw)

"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam."(Confúcio)

"Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre. Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida."(Fernando Pessoa)

Nenhum comentário: