terça-feira, 7 de agosto de 2007

Egoísmo...

Porque somos egoístas?

Egoísmo: "amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios;"
(http://www.priberam.pt/dlpo)


O egoísmo é o mal da humanidade. Ou melhor, um dos males da humanidade. Fico me perguntando se o egoísmo é fruto do capitalismo ou o capitalismo é alimentado por ele? Acho que as duas coisas. Um alimenta o outro. A 'sede' de acumular bens, de sempre querer mais - não importando os meios, de ter, de possuir é uma característica do capitalismo. E o que é o sentimento de posse senão egoísmo? Será que "o homem é realmente bom e a sociedade que o perverte"? Ou já está no 'instinto' o egoísmo humano? Já foi observado algum ser no mundo animal demonstrar esse sentimento a não ser o homem? Não sou nenhum pesquisador do egoísmo dos animais, mas acredito que não: o egoísmo é um sentimento exclusivamente humano. Pensando bem, não. Vemos esse sentimento nos animais quando brigam por comida. É isso. Em algumas espécies não há a divisão dos alimentos. Eles caçam para si ou no máximo para a (sua) família. Então chego a conclusão que o sentimento de egoísmo deve estar no instinto humano e é alimentado, regado pelo capitalismo. E o que é o capitalismo senão a detenção de poder? Para que acumular bens, fortunas, muito além do que se pode gastar a não ser para mostrar, exibir e usar o 'poder' que essas coisas dão ao seu possuidor?

Bom, da mesma forma que o homem quer ter as coisas ele quer ter as pessoas. Ele quer que as pessoas sejam "dele" e só dele.
Sim, falo de relacionamento mesmo.
Essa sensação de posse que temos com as pessoas com as quais nos relacionamos, essa idéia de "fidelidade eterna", "relacionamento eterno", como se fôssemos o centro do universo e tudo e todos existem por e para nós - tudo isso se baseia na relação entre possuído e possuidor, ou seja, se existe o possuidor é porque tem quem se "entregue" e seja possuído.
"Pera lá"! Não estou fazendo apologia à traição. Isso é outra coisa.

O que é o ciúme senão a sensação de "perda" do que teoricamente vc "possui"?
Eu sei que a dor que sentimos qdo perdemos ou somos ameaçados de "perder uma pessoa" é real. Doi. Doi mesmo. Nos aperta por dentro como se estivéssemos implodindo.
E tudo perde o sentido, não queremos mais comer, olhar, sentir, ouvir, tocar, provar, respirar, não queremos mais estudar, trabalhar, não queremos falar com ninguém, não queremos "querer" e não queremos "não querer".
Tudo isso porque somos possessivos e isso revela nosso egoísmo.

Que relação podemos fazer entre egoísmo e paixão?
A paixão, louca, desvairada, impetuosa, impulsiva, faminta e sedenta; A nossa razão se subjuga a emoção quando esta está sob as rédeas da paixão.
Queremos ter, possuir o "objeto" da nossa paixão e não queremos partilhá-lo com ninguém.
Isso não seria também egoísmo?
Não quero dizer que não devemos nos apaixonar. Pelo contrário, acredito que a paixão move as pessoas, move o mundo. Só temos que ter cuidado com ela...

"O ciúme tem as suas raízes, mais no egoísmo do que no amor."
(Henry Longfellow)

Que relação podemos fazer entre egoísmo e ciúme?
Não seria o ciúme uma espécie de egoísmo? Não seria o egoísmo uma conseqüência do ciúme?
Sim. Acredito nas duas coisas. Uma alimenta outra.

"O ciúme é aquela dor que dá quando percebemos que a pessoa amada pode ser feliz sem a gente."
(Rubens Alves)

"O ciúme é muitas vezes uma inquieta necessidade de tirania aplicada às coisas do amor."
(Marcel Proust)

Bom, todos esses questionamentos foram feitos na tentativa de entender esses sentimentos (egoísmo, paixão, ciúme) e como eles se relacionam entre si.
E essas foram as conclusões às quais cheguei.
Mas sempre que penso sobre esses sentimentos descubro algo novo, que muda, dá outro rumo às conclusões ou até mesmo me faz regredir e cria mais dúvidas. Mas isso faz parte do ato de "pensar" e isso eu não consigo "desligar". ;D

6 comentários:

R Lima disse...

Em passagem pelo blog do Marcelo tomei a liberdade de aqui vir visitar...

Encontrei um espaço de bons pensamentos.

Sua descrição sobre o egoísmo e cíume ao bom e velho relacionamento é justo ao fatos e real aos sentimentos.

Grande Abçs,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Vinícius disse...

.

quando aprendermos a nos livrar desses 'males', acho que estaremos nos livrando de 'ser humanos'. uhahua

abraço

.

Dani disse...

Acho que todos nós somos egoístas por natureza. Por mais que a gente tenha uma forma diferente de agir, a vaidade humana é tão grande que caímos nessa nóia de achar que o ser amado tem que viver em nossa função. É como uma dependência sabe...Sou contra esses sentimentos de "posse" do outro. Quanto ao ciúmes, concordo com a citação de Rubens Alves.
Obrigada pela visita no meu cantinho. Seja sempre bem vindo. E adorei seu blog.
Té mais.

Marcelo disse...

Escrevi sobre esse tema uma vez.
E cheguei a conclusão de que sentimos ciúmes e nos tornamos egoístas apenas porque não queremos que quebrem nosso melhor brinquedo.

Grato pela visita.

Anônimo disse...

Valeu mesmo pela dica e pela força!
amei o texto!
abração

Anônimo disse...

Não existe pessoa masi egoista e ciumenta do qeu eu rs...