quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Caminho sem volta...

Quem já não quis dar um "rollback" na vida?

Tem vezes na vida que temos que tomar decisões que não têm volta. Não temos como desfazê-las.
Seria o caso de "deixar como está"?
O fato de "deixarmos como está" não deixa de ser uma decisão que por sua vez também pode ser irreversível.

Não é questão de arrependimento ou de ter medo de se arrepender.
Não acredito que devamos nos arrepender de ter feito algo. Para mim, se arrepender der não ter feito é pior!

Nunca imaginei que fosse me encontrar em uma situação dessas.
Quando a decisão não envolve "terceiros" é mais fácil. Se der "merda" você se ajusta, contorna, "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".
Mas quando envolver outras pessoas... complica!

É igual a um sistema termodinâmico com alta entropia... uma vez desorganizada, as coisas nunca voltarão ao que era... uma vez o ovo quebrado, não tem quem o restaure. "...podemos dizer que o tempo vai para frente porque a entropia cresce."

"E o tempo, para o cosmo como um todo, continua sempre marchando avante, indiferente às nossas inquietações existenciais."

O tempo é a "máquina" que movimenta as coisas e não deixa que elas retrocedam.
É um caminho sem volta...

Leia mais...

Avaliar os riscos, mitigar os impactos e fazer um "plano de contingência" são técnicas para tratar essas situações. Mas isso não alivia nem resolve os conflitos e dilemas. Mesmo porque o "projeto vida" é infinitamente mais complexo que um projeto arquitetônico, de engenharia ou de sistema.

Temos que ter sempre em mente que no dia-a-dia "marcamos" pessoas e somos "marcados" por elas, por isso o cuidado que devemos ter ao tomar decisões que "marcam" de forma negativa, principalmente pessoas que amamos. Ao mesmo tempo temos que pensar em nós para não nos marcarmos desta mesma forma.

Ah! Não me venham com aquela frase de Saint-Exupéry que fala da responsabilidade pelo o que cativamos... bah!

"É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado"
Anthony Robbins



2 comentários:

Jeff disse...

Primeiro concordo com vc em gênero, nº e grau quando vc diz que o sentimento de arrepender-se por não ter feito algo é pior do q o de ter feito.
Sem sombra de dúvidas a vida nos coloca peças, ñ sei qual a sua opnião quanto ao destino e a nossa missão aqui nesse mundo, mas são coisas que parecem testes, provas q decidem nossos caminhos e nos colocam em rumos pré-estabelecidos ou não.
Decisões que envolvem terceiro, claro que são as piores e tem q ser analisadas um pouco mais, até porque existem "outros" envolvidos e não apenas os personagens principais do fato.
Mas ao tocar em outro ponto "chave" vc não pode deixar de decidir algo que lhe colocará em algum tipo de situação incomoda (seja qaul for) pq existem outros. É bom chegar a uma solução que pelo menos todos ganhem de alguma forma, se tiver que sair alguém perdendo que esse não saia machucado.
Por fim ... o Tempo, ao falar de qualquer assunto, sempre voltamos a cita-lo, continuo a achar que ele soluciona muita coisa e nos faz a aprender bastante.
Texto bastante reflexivo e interessante ... ótimo!
Aguardo postar outros (rs) ...
abração

Jeff disse...

Nem fale ... Decidir é muito dificil e pior quando estamos "entre a cruz e a espada" mas ...
Estou pensando um pouco como vc sabia? Depois explico melhor ...
Kd os textos rapzzzzzzz, a produção esta fraca heimmm?
aparece
abração