sexta-feira, 18 de julho de 2008

Saudade

Sentimos saudade de pessoas ou do sentimento que elas nos proporcionam?

Mais uma vez me pego pensando sobre a saudade. De que "é feito" esse sentimento?

Faço perguntas e comparações sobre o que especificamente a ausência de uma pessoa - saudade dela - nos causa, ou melhor, qual(ais) característica(s) física ou psicológica nos faz falta.

Ao tentar responder esses questionamentos cheguei à conclusão que não sentimos saudade de pessoas e sim de determinadas características e sentimentos provocados por elas (estou sendo repetitivo?)

Vejam o exemplo: nos apaixonamos por uma pessoa, ou melhor, por um conjunto de características físicas e psicológicas que essa pessoa tem e que nos "interessam". Seja a cor da pele, somada com o formato do rosto, dos olhos, do cabelo, altura, estrutura física, da voz, do cheiro (esse é muito importante), da profundidade do olhar, das idéias, posicionamentos, etc, etc.

No momento em que o relacionamento acaba sofremos por sentirmos "falta da pessoa". Tanto é que existe uma tendência natural de procurarmos outra pessoa que tenha as "características boas" do ser amado ou no mínimo fazemos comparações.

Em outro momento, quando sentimos ou percebemos algumas dessas características em outras pessoas é natural lembrarmos da primeira.

Acredito que existe um conjunto de características físicas e psicológicas que nos atraem. Tentamos sempre, em vão e inconscientemente, buscar pessoas que tenham se não todas, o máximo dessas características.

No momento que encontramos essa pessoa - que reúne um bom conjunto de características que gostamos - mesmo perfume, cabelo parecido, mesmo formato do rosto, dos olhos, timbre de voz, etc - como em um passe de mágica "esquecemos" a outra, ou melhor, a saudade é esquecida.

É claro que não encontramos uma pessoa igual a outra, então é natural que a primeira tenha alguma característica (provavelmente psicológica) que falta na segunda (atual). É como se encontrássemos um "provedor" substituto que nos alimenta (nosso ego, nossas vontades, anseios, etc).

É isso... você já parou para tentar descrever quais são as características que lhe atraem, tanto físicas quanto psicológicas? Tente fazer isso, internamente, sem precisar mostrar/dizer a ninguém, da forma mais simples possível, mais verdadeira, sem compromisso, desvencilhada dos padrões sociais. Esse é um exercício interessante... ;)
É natural que você comece a perceber que são características de alguém do passado (ou "alguéns" ;)


"Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela."
Carlos Drummond de Andrade

7 comentários:

SAM disse...

Falando e saudade...Quem anda sumido? Eu ou vc, amigo? rsrsrs


Bela reflexão. Bem verdadeira.

Grande beijo

SAM disse...

Amigo,

Fiquei muito feliz com a sua volta, viu?

Bjs com carinho

Jeff disse...

Vixe moço ...
Tocou em um assunto que me pergunto todos os dias, mas não por existir dúvidas perante ele, mas sim por querer saber de onde vem, ou o que me levou a senti-lo.

Não é querendo lhe corrigir, mas para mim o certo é sentir a saudade da pessoa SIM, e não de determinadas caracteristicas provocadas por elas.

Claro que para cada um de nós existe o perfil que nos atraia, é um cabelo, é um formato do rosto, é um cheiro (isso é muito importante mesmo, rs) é um olhar, são as palavras, o jeito, é uma postura ..., mas essas coisas podemos encontrar em diversas pessoas e posso dizer para vc, podemos encontrar igual a pessoa que pessou em nossas vidas, mas o que há de diferente, realmente é a pessoa, o que ele é, o que ela representa, o conjunto que ela exterioriza diante de nosso olhos.

Novamente eu me achando o experiente (rsrs), mas posso lhe dizer que não esquecemos a outra pessoas, ou melhor, quando vc acha que como em um passe de mágica esueceu a outra pessoa (quando enontrou outra parecida), é sinal de que o que vc estava sentindo por ela não foi saudade (não me pergunte o que é mais tenho a certeza de que não era saudade). A saudade perdura, a saudade tem a necessidade do encontro e a satisfação quando os olhos se cruzam.

Lhe digo ainda mais, sentir saudade é quando qualquer coisa te faz lembrar a outra pessoa. É um gesto observado em outra alguém que te lembra a outra pessoa, é ficar sentado em um show de rock e a cabeça pensando no outro, é passar horas ao lado do telefone esperando ligar, é chorar e sentir aquele aperto no peito como uma perda para o resto da vida, é imaginar que nunca mais vai vê-lo novamente.

As pessoas não são iguais, caracteristicas podem ser iguais, mais as pessoas não.
Então, se vc sente falar de uma papo cabeça, de um perfume, de uma cabelo parecido, vc mata essa saudade com qualquer um que possa lhe oferecer isso. Mas quando vc sente saudade daquela pessoa, só aquele pessoa para matar a sua saudade ... e mais ninguém.

Abração!

Vagando no Espaço disse...

Caramba!
Esse não foi um comentário...
Foi um "post" completo!
rsrsrs
Concordo em parte com o que escreveu...
Olhando pelo lado mais romântico da coisa, sim.
Qdo escrevi estava olhando pelo lado mais racional, mais "mecânico" do sentimento.
.
Obrigado pelo comentário!
.
Abraços.

Jeff disse...

Não pude evitar e me ouso a comentar do teu comentário.

aHHH ... meus dedos não conseguem e minha massa encefálica começa a organizar os pensmentos que foram confrontados, não resisto (rs) ... então:

Vc acha que fui romantico? Acho que não ... ou melhor, a minha sinceridade foi tão natural que possa ter passado para vc e lhe levar a ter essa interpretação.

Ser racional não significa que vc deve anular completamente o seu lado sentimental. Até pq uma pessoa 100% razão torna-se fria, insensivel, dura, amarga e isso com certeza não é bom. Tbm não sou partidário de sermos 100% emoção, pq aí não presta, imagine, vc ser malancolico, sentimental, muito flexivel (isso não pega bem em alguns aspectos, rsrsrs). Mas a dose certa de cada um é bom ... FELIZ daquele que consegue essa proeza!

Comentários extras a parte ... continuo mantendo o que disse, pois quando vc sente saudade de verdade não é apenas um fator que lhe faz lembrar da pessoa e sim ela como todo. O CONJUNTO é o que importa, pois esse fator (segregado) em outra pessoa não é a mesma coisa e com certeza não é apenas disso que vc sente saudade. (Axa q isso é emoção?)

Quando vc diz: "Em outro momento, quando sentimos ou percebemos algumas dessas características em outras pessoas é natural lembrarmos da primeira."
Isso mostra o quanto a 1º pessoa é o objeto de saudade e não a caracterisca em si (claro q foi o fator q te levou a lembrar dela, mas a saudade é da pessoa).

Somos únicos, os fatores ao qual vc delega o motivo da saudade são na sua maioria os mesmos, porém em uma pessoa a combinação destes torna-se única.

Eu particularmente quando digo que estou com saudade, não tenho saudade apenas do sorriso da pessoa, da cor dos olhos dela, do papo que ela me proporciona, do cheiro dela, claro que isso faz FALTA (não sou hipocrita em lhe negar isso), mas isso não é saudade. Saudade é dela e o que ela me proporciona, isso sim é a verdadeira saudade.

abração ...

PS: Caso tenha algo p/ argumentar sobre saudade, temos que sentar e conversar. (hauahuahauhauahaua). Novamente mais um texto (rsrsrsrsrs)

SAM disse...

Amigo, vim te deixar um beijo...Saudades!

Jeff disse...

É verdade ... Isso aki está as moscas heimmmm???

Kd, falta inspiração ou tempo? Não sei ... mas entendo.
Gostava de ler tuas postagens e comenta-las. Espero que não demore muito e volte com novidades ...

Ahhh ... Sentimos saudades das duas coisas, das pessas e dos sentimentos que elas nos propocionam!

Abração meu velho!