terça-feira, 8 de julho de 2008

Felicidade Inconsciente

Será que é possível ser feliz sem saber?


Bom, após um bom tempo sem postar, estou de volta.


Neste período de ausência pensei em várias coisas, vários temas e assuntos para o blog. Confesso que me faltou disposição, ânimo para escrever.


Voltando ao tema deste post, registro como foi que cheguei a esse questionamento: uma pessoa muito próxima (e importante para mim) me exclamou: "eu era feliz e não sabia!".

Parei e pensei: será que é possível realmente ser feliz e não saber?

Essa questionamento me remete a uma postagem minha, antiga, na qual registro algumas impressões sobre felicidade.


Após algum tempo de reflexão cheguei a conclusão que pelo fato de felicidade ser um sentimento, sendo bem racional, não acredito ser possível você sentir uma coisa e não ter consciência dela. Estou errado? Se não temos consciência dela é porque não sentimos realmente. O que pode acontecer é confundirmos sentimentos, darmos nomes, classificarmos sentimentos por engano. Por exemplo, é comum confundir ciúme com inveja. Independente da classificação (identificação do que estamos sentindo) o fato é que temos a consciência que sentimos alguma coisa. Algo nos corroe por dentro, nos causa palpitações, tremedeiras, gagueiras, sudoreses, angústias, medo, etc. Temos consciência dessas reações.


Tudo bem, pode acontecer que reagimos ou tomamos atitudes como consequência de um "sentimento inconsciente". Mas, repito, reforço, se reagimos é porque alguma coisa (ação) está provocando a reação - podemos não saber classifica-la (a ação) mas temos consciência do que estamos fazendo e o porquê de estarmos fazendo, não?


Voltando ao caso da felicidade, considerando que felicidade é um estado, pontual, momentâneo (mais uma vez matemáticamente falando, discreto e não contínuo), não acredito que seja possível sentirmos essa felicidade e não termos consciência, na hora, que algo está acontecendo conosco, está nos dando algum tipo de prazer - repito: podemos até não saber classificar essas sensações como felicidade mas que sentimos conscientemente algo "diferente", sentimos.


Bom, fico por aqui.


Esse post foi mais informal ("fora da forma"), menos "técnico" do que os anteriores.


Acho que estou mudando (ainda bem!) e conscientemente, afinal "navegar é preciso"!


"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."

Érico Veríssimo

2 comentários:

Jeff disse...

É meu caro ... ñ sei por quais motivos estava fora esse tempo todo, mas lhe entendo, até pq do nada a nossa vida nos pede um pouco mais de tempo ou de atenção e ás vezes por isso nos ausentamos de algumas coisas que estamos ligados. Mas o bom é que tbm podemos retornar e sempre com novidades(boas ou ruins, rs).
.
Quanto a postagem, vejo que tem uma ótica bastante racional da felicidade. Leva o seu raciocínio em uma aboradagem mais generalista, mas acho que esquece da individualidade desse sentimento.
.
Como mesmo demostrou o motivo para o tal questionamento, eu bem sei por quais razões a pessoa o fez, até pq tbm algumas vezes (em algums momentos mais contantes), já o fiz. Tenho a certeza de que ñ era pelo reconhecimento de que ñ era feliz, até pq logo abaixo vc de uma forma objetiva e novamente racional, explica comentando que de certa forma é impossível sentir uma coisa e ñ ter consciência dela e tbm reforça quando cita a lei da ação e reação. Porém no mesmo parágrafo ao ser muito breve no que diz respeito a confundir os sentimentos, tenho a certeza de que respondeu a sua pergunta. Como exemplo, existem pessoas que realmente ñ tem consciência de que é feliz, sabe pq? Pq pelo que me parece ou o que é vinculado por muito meios e até o boca-a-boca, para está feliz tem que ser algo bem extravagande, tem que ter um motivo bastante evidente, onde as coisas simples que a vida proporciona passa muita e grande parte das vezes despercebido diante de nossos olhos. O simples fato de no seu ambiente de trabalho esta tudo ocorrendo bem, as pessoas trabalhando em harmonia,o papo interagindo entre todos, a produção se mantendo no padrão, para muitos isso se basta em mais um dia como qualquer outro ou então mais um dia de tranquilidade, pq não poder dizer um dia feliz?
.
É ... como eu disse, assim como os outros sentimentos, a felicidade é percebida a depender da ótica de cada um.
Isso é comum acontecer, quando perdemos algo. Vou lhe dar um exemplo: vc tem um dia de trabalho super desgastante e quando chega em casa, a janta esta pronta, a cama esta arrumadinha e sua mãe ali disponivel para fazer suas vontades, vc ñ liga, acha aquilo algo mais natural. Quando perde a mãe por algum motivo, os teus dias, ñ serão mais os mesmo, ou vc terá que chegar em casa e preparar sua janta ou comer na rua mesmo, vc era ou não era feliz? isso era motivo para vc ser feliz?
Ñ posso generalizar ... acho q ñ se pode generalizar.
Discordo um pouco, pois acho que a questão da confusão dos sentimentos faz com que a pessoa não saiba o que realmente sente. Amor pode se passar por paixão, ciúme por inveja, felicidade por tranquilidade e assim vai ...
Alguma pessoas tem uma percepção mais sensivel, o que faz perceber os momentos felizes quando eles estão acontecendo e fazer com q estes perdurem, já outras só percebem quando passam por situações opostas ou então quando os perdem.
.
Então meu caro Vagando ...
A percepção da felicidade esta na ótica de quem vê, alguns simplificam e tem lucros, já outros amplificam e demoram a percebe-las.
.
Vê se aparece tanto aki na sua página quanto lá no meu diário ...
Gostei de ter exposto o seu quetionamento ... que venham os outros!
.
Abração

R Lima disse...

Felicidade é tão relativa qto o desejo por ela.. e mais ainda é tão efêmera qto as horas.

Abçs,




Texto de hoje: aMor...

Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...