quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ser diferente

Você está disposto a pagar o preço por ser diferente?

Caramba! Ontem fez exatamente um ano que postei pela última vez no blog!
Não quer dizer que neste período eu estava hibernando com a mente paralizada sem pensar, maturar nada...

É claro que não! Talvez eu não tenha tido paciência, saco, tempo ou tudo isso junto, para publicar.

Bom, uma coisa tenho que relatar: por força das circunstâncias tive que criar outro blog (Minha Vida Cultural) para atender à demanda da disciplina Dimensão Estética da Educação que cursei esse semestre (UFBA, 2009.2). Sendo assim, postei algumas coisas neste novo blog; mas digo logo que uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, ou seja, os blogs têm objetivos diferentes, conteúdos diferentes.

Voltando à primeira e provavelmente última postagem de 2009, venho comentar sobre um fato observado por mim, de mim, por algum tempo...

Desde que me entendo por gente, calma, não tão distante assim, desde a adolescência, que sou "diferente". Como diferente? Voce pode me perguntar. Nunca fui de gostar das mesmas coisas que a maioria gostava. Desde o modo de se vestir, do tipo de música, da comida, do tipo de menina, das cores, sei la... de tudo em geral. Cheguei a ser chamado de "do contra". Normal. Isso era ótimo; eu adorava!

O tempo foi passando e esse lance de ser diferente continuou. Hoje paro e olho o passado e vejo que perdi algumas coisas legais, deixei de escutar as músicas de sucesso da época (por exemplo, todos adoravam Legião Urbana e eu odiava!), deixei de assistir alguns filmes, de ir a alguns lugares... Muitas dessas coisas tenho como "recuperar", mas outras não.

Estava pensando nisso hoje e resolvi postar... escrevi para uma amiga em um bate-papo desses da vida: "se o meu diferente começa a ficar muito igual aos outros, tenho que mudar, nem que seja voltar ao que era antes... mas sempre mantendo a diferença" - esse sou eu. Eu sou assim, gosto de ser assim e "pago" conscientemente o "preço" por ser assim.

Aliás esse é outro tema para uma postagem... Pagar pelas nossas escolhas, pelos nossos atos. Mas isso fica para o ano que vem... ;)


Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.
Bob Marley

Quanto mais diferente de mim alguém é mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade.
Fernando Pessoa

Só os diferentes mais fortes do que o mundo se transformaram (e se transformam) nos seus grandes modificadores.
Arthur da Távola



5 comentários:

SAM disse...

Nossaaaaaaaaaa!Que surpresa felizzzz!!! eu estou fora de casa e fica difícil entrar na net nos próximos dias. Embora sempre que tiver um tempo entro na net pra ver os amigos. E fiquei muito feliz de saber de voce, amigo. Eu sou muito afetiva e realmente quando crio laços nunca são efêmeros. Obrigada pelo PRESENTE da sua visita.

Agora sobre diferente, sou da tribo ( desde sempre, viu?). E são tantos na minha família que me sinto bem com elas ( minhas) e eles ( diferentes) porque somos iguais rsrsrs.Embora desde sempre tenha sido uma pessoa que pertença a todas as tribos e igualmente aceita com carinho. O que cheguei a conclusão que me foi bastanta favorável, porque exercitamos o nosso lado humanista, de compreensão e com boas lições de vida. E como você, vêm a idade e observamos que perdemos muitas coisas legais. A minha filha caçula que tem 19 anos é tão diferente e exentrica e faz tanta questão disso rsrs que temo que ela esteja ( e está) perdendo muitas coisas por radicalizar no seu modo " diferente" de ser. E também pela profissão que escolheu. Pode dar um " trava" nesta parte. Tento conversar com ela sobre. Embora ela não ligue rsrs. E vez ou outra ela chega entusiasmada com algo que comentei com ela, e digo: mas já havia dito isto à voce! Hahahahhhahahaha. Enfim, acaba que mesmo um pouco tardiamente ela vai chegando lá rsrs. O que exemplifica este final do seu texto, que você sente mais nitidamente agora, embora tenha sido presente sempre e passado " batido" para uma reflexão como estta da postagem de hoje. E viva os diferentes!!! Ah,e eu que pensava que eu, meu irmão e algunsv primos era da ala dos diferentes. Hoje depois de mãe de uma desde que nasceu me deixava doidinha por ser tão diferente kkkkkkkkkkk Me vejo super igual! KKKKKKKKKKKKKK. Lembro de quando esta filha era bem pequena , a levei preocupada a uma psicóloga rsrs. Ela disse que ela estava certa e que nada havia dec errado. O conselho foi de mudá-la para um colégio especializado e me deu apenas a possibilidade desta vertente ou um trabalho para que ela apenas ( era muito novinha) de sociabilização para entender mais os " normais" hahahahahah. Mas jamais perdendo a sua " diferença", porque ela estava certa. Fiquei mais tranquila ufaaa! E nem foi necessário porque ela depois virou pra mim e disse: Oh mãe...e vou ficar aqui 1 h por dia, perder meu tempo com bobeira..pode deixar que resolvo isso. E assim foi. Enfim, tenho um certo nohall no tema e ainda muito a aprender nestas observações que enriquecem a vida e nos faz melhorar como ser humano.


Ufaaaaaaaa saudades é isso! Ficamos querendo por om papo em dia de uma só vez kkkkkkkkkkkkkkkkkk.


Foas Festas e um 2010 pleno de felicidades em todos os sentidos! Beijos!

Barbara disse...

As pessoas diferentes sempre sabem "fazer a diferença".
Preocupe não...

SAM disse...

Beijos, amigo!!!

Jeff disse...

Acho que escrevi nesse post. ou estou engana? Vc excluiu? QUE FEIO!!!! rsrsrs

Seja diferente sim;
Seja vc, custe o que custar...
Sou assim tbm... "DO CONTRA" e sei bem como é isso...

Talvez o fato de remar contra a maré lhe traga uma outra paisagem, uma outra onda, uma nova forma de ver os diverso aspectos que cerca o seu ambiente.

Bjos

Vagando no Espaço disse...

Não Jeff... vc não fez comentário algum sobre esse post. hehehehe...
Abraço