quinta-feira, 12 de julho de 2007

Ainda com as lembranças...

Lembrar: porque?

Volto a escrever sobre as lembranças. Por mais que saibamos que as lembranças guardam nossa história, nossas alegrias, momentos felizes, cheiros, gostos, imagens, sons, etc, é inevitável lembrar (olhe ela aí de novo!) que elas também trazem dor e sofrimento.

Tem "filósofo" que diz que devemos lembrar bem das coisas ruins (ou das boas que nos causam dor) para 'gastá-las' e por mais que recuperar esses fatos da memória nos cause dor e sofrimento, esta ação cicatrizará a ferida mais rápido e a deixará mais 'resistente' até o ponto de não nos incomodar mais. Será???

Pensando bem, pergunto: o que incomoda mais: a nossa lembrança ou a lembrança dos outros (sobre nossas mais terríveis lembranças)? Tem fatos que se somente nós lembrássemos seria 99% do problema resolvido e o 1% ficaria por conta da consciência.

Bom, sendo bem racional, acredito que a lembrança em si é mais um 'bem' do que um 'mal' para a humanidade. Sem dúvida! Eu é que queria ter o poder de 'apagar' certas lembranças ou guardá-las tão bem guardadas que nem lembrasse aonde as guardei! (é quase como 'fechar a gaveta com a chave dentro' hehehe); Ou ainda ter o sangue frio de ficar me lembrando de todas as coisas que me causam dor de forma que eu me acostume e termine por esquecê-las.

Como não tenho como 'desativar' a f unção 'lembrar', preciso aprender a 'dissolver' a lembrança de forma que a mais funesta vá se abrandando até que fique transparente e eu nem a perceba mais, mesmo sabendo que ela está ali.

Ufa! Acho que é isso... espero não me lembrar de nada mais sobre as 'lembranças' - hehehe

2 comentários:

R Lima disse...

Bom o seu blog.. vim aqui ao acaso e encontrei um conterrâneo pensante..r...s.

E concordo.. lembranças ainda matam a gente..


[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Paulo Fernando disse...

"O esforço pra lembrar é a vontade de esquecer", Los hermanos.

Lembranças são partes da gente, sem elas, somos vazio!
Abraços