segunda-feira, 9 de julho de 2007

Lembranças...

Para que lembramos?

Em uma aula de filosofia o professor citou alguma coisa sobre a lembrança...
Se o homem não tivesse lembrança talvez ele fosse mais feliz, ou melhor, o homem sofre porque lembra. A princípio achei que fosse exagero atrelar felicidade com lembrança. Mas no contexto da aula (sobre o Amor, Eros*, etc) percebo que faz sentido essa relação!

Pensem comigo: se não lembrássemos das paixões passadas, dos beijos lascivos, dos abraços urgentes, do amor intenso, das feridas expostas, das dores vividas sofreríamos tanto?

Vcs acham que os animais sofrem por amor? hahahaha...

Bom, estou só provocando.
É claro que por trás das lembranças tem muitas coisas boas - "relembrar é viver" (também).

Talvez eu esteja escrevendo isso por estar passando por momentos nostálgicos (boas lembranças) que traz saudades...

Este tema me traz também várias questões sobre a paixão, sobre o amor, sobre traição, mas que ficam para outro post!

* Eros, filho de Poro e Pênia (Penúria)

“... amor é sede depois de se ter bem bebido” – Guimarães Rosa
obs: eu trocaria a palavra 'amor' por 'paixão'.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas sem lembranças não existiria saudades né?
Se bem que eu evitaria metade dos meus sofrimentos se não tivesse esse dois na minha vida, rss.
Mas como vc mesmo diz no post isso tiraria partes gostosas da nossa vida, as lembranças boas que temos guardado na memória.

Anônimo disse...

mas sem nossas memorias não existiria saudade né?
Se bem q sem esses dois na minha vida eu evitaria metade dos meus sofrimentos. Mas também não eternizaria na memória momentos felizes da minha vida.